terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Leitura é tudo de bom!

Sou professora de Língua Portuguesa, Produção de Texto e Música, e não é por acaso. Desde muito cedo minha paixão pelos livros era algo amplamente declarado. Livros que abordavam diversos assuntos, mas um apego maior à literatura brasileira já estava presente, talvez por ignorar os escritores mundiais que realmente valiam a pena.
Hoje leio indistintamente. Aprendi a amar as palavras, as histórias intrincadas, a poesia, o drama, o romance e a ficção.
Por perceber que a falta de leitura é um agente dificultador na realidade estudantil atual, gostaria de prestar uma pequena colaboração através deste blog, desmistificando a literatura ensinada na escola, que se prende à história e à cronologia, quando deveria incentivar o gosto pela leitura, ao invés de se mostrar algo entediante e monótono, como acontece nos dias de hoje.
Começarei por uma letra de música do compositor Chico César, que apesar de bem curta, abrange um tema sempre atual: a discriminação racial. Percebam que, com pouquíssimas palavras, o autor mostra uma realidade indiscutível, a de que o corpo é apenas um envoltório material e que a alma, o espírito, independe da carne e portanto, somos todos iguais.
Curtam esta poesia maravilhosa e deliciem-se com a voz sublime do cantor paraibano!


 Alma não tem cor
 Chico Cesar 

Porque eu sou branco?
Alma não tem cor
Porque eu sou negro?
Branquinho 
Neguinho
Branco negão
Percebam que a alma não tem cor
Ela é colorida
Ela é multicolor
Azul amarelo
Verde verdinho marrom


2 comentários:

  1. mummy, muito fofo o seu blog =D
    Adorei a postagem! bjinhuuus, giu

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, filha!!!!
    Vamos divulgar: Sopa de letrinhas, por um mundo mais culto,kkkk!
    Beijos,
    Mãe.

    ResponderExcluir

Coração Denunciador -Edgar Allan Poe

 É verdade! Tenho sido muito, muito, terrivelmente nervoso. E sou. Mas por que quer dizer que sou louco? A doença aguçou meus sentidos, n...